DESEJO E REPARAÇÃO

Desejo e Reparação

É o titulo em português para “ATONEMENT” que da tradução literal significa “Expiação”, de 2007.

Para aquelas familias de origem européia que colonizaram nosso país, sejam italianas, alemãs, inglesas, portuguesas,  espanholas ou de outras nações européias a obra pode nos transportar para os tempos europeus de seus antepassados em situações extremamente inóspitas para os dias de hoje.

Enfrentando as guerras, enfrentando separações amorosas em tempos sem internet ou TV . Em situações de muita opressão, de silêncio, de segredos, amores secretos e impossíveis.

Esse dramático romance é um retrato de uma época, muito bem traçado, uma obra premiadíssima do diretor inglês Joe Wright.

Uma adaptação do romance do também inglês Ian McEwan, que escancara uma deficiência do caráter humano, talvez fisiologicamente cultural que é a criação da realidade, a construção dela a partir do ponto de vista.

Uma apresentação mais do que fiel dos danos causados pela quebra de um mandamento de Deus, expresso em Mateus 7:1-5 em que inicia dizendo:

“Não julguem, para que vocês não sejam julgados”

Um julgamento tendencioso destrói e compromete vidas inteiras e corrompem a justiça que deve permear, classes sociais, raças e credos.

Um filme intenso indicado à vários Oscars e premiado com a estatueta de melhor trilha sonora, produzida por Dario Marianelli.

“ATONEMENT” é um filme muito bem produzido e referência até hoje para as produções cinematrográficas inglesas.

Deixe um comentário