O QUE É NEO- SWING

 

O que é neo-swing ?????

 

Por volta do Verão de 1998 – agora conhecido por muitos como "The Summer of Swing" e "O Verão dos pais" – a música e dança "swing" foi trazida de volta à vida, incluindo o quase esquecido swing jazz. Esta retomada, no entanto, pode ser rastreada desde o início de 1980.

Dos primórdios, blues e jazz evoluiram para ska e depois para Rocksteady até 1967 e, em seguida, em reggae e punk finalmente.

No início da década de 1980 a evolução atingiu o estilo "new wave" punk, que se tornou a música pop proveniente das últimas tendências.

 Entre as muitas bandas "New Wave", no entanto, surgiram algumas bandas tocando cepas de rockabilly e blues e algumas bandas reintroduziram os instrumentos de palheta, chamados de naipes de  "Metais". 

Entre essas bandas destacou-se o rockabilly "Stray Cats" com vocalista Brian Setzer.

Quase ao mesmo tempo, o "Electric blues" e o velho "Jump & Jive swing jazz " através do bandleader / performer (Cab Calloway) reconquistaria sua popularidade desde o lançamento do filme, "The Blues Brothers".

 Cab Calloway então sairia de uma longa aposentadoria por causa do sucesso do filme e estilo para realizar grandes shows até sua morte em 1993. 

Estas bandas, artistas, intérpretes ou executantes,  foram ao palco para definir o relançamento do swing e relançar a música como um todo.

Tal como no início, swing jazz tinha uma relação simbiótica com Lindy Hop, o início da dança swing. Ambos ajudaram a criar-se mutuamente. 

No início dos anos 80, um grupo de bailarinos da Suécia, e um casal de dançarinos de Pasadena, Califórnia, começou uma busca por bailarinos swing dos anos 30 e 40. 

Entre os bailarinos encontraram Frankie Manning, que, juntamente com o seu parceiro na época, levam o crédito pela realização da primeira dança "Swing".

  O grupo da Suécia e o grupo de Pasadena convenceram Manning, e outros, para ensinar-lhes Lindy Hop e outros estilos de dança swing. Com o conhecimento adquirido, esses grupos começaram a ensinar a dança swing em workshops. 

Das bandas punk apareceu Eddie Nichols, o filho de um jazz singer. Ele começou a estudar as raízes do punk, blues, rockabilly e outros estilos de música americana precoce.

 Em 1989 ele formou a "Royal Crown Revue" combinando estes primeiros elementos de estilos que fazem os alicerces de um novo som Swing, o Neo-Swing. 

Ao mesmo tempo, o rockabilly performer Brian Setzer começou a jogar com estes primeiros sons de Neo-Swing.

 Em 1992, introduz a Brian Setzer Orchestra Setzer e seu próprio estilo neo-swing aos fãs do seu "Stray Cats" . 

A popularidade da dança swing, bem como de Lindy Hop e West Coast Swing começaram a crescer, impulsionado pelo neo-swing, e vice-versa.

 As baladas passaram e ser mais dançantes e swingadas ao som de bandas como a Royal Crown Revue, Brian Setzer, e Big Bad Voodoo Daddy . Iniciou-se também uma atitude, um movimento neo-swing com roupas e costumes que alimentavam essa nova música e a aparição de novas bandas do gênero. 

Em 1997, o neo-swing incorporou ainda mais elementos de blues, bem como a cada vez mais populares ska e punk. Isso aumenta a energia do som ainda mais longe e promover uma maior diversidade no estilo neo-swing.

 Filmes como "Swing Kids" em 1993 e em 1996 foram como combustível para o fogo. 

Além disso, uma banda chamada de  "Squirrel Nut Zippers" revive o hot jazz ao som de meados dos anos 1920s, o som que influenciou o nascimento do Lindy Hop. 

Bandas como Big Bad Voodoo Daddy, Cherry Poppin’ Daddies, Hipster Daddy-o, the Handgrenades, Brian Setzer, and the Squirrel Nut Zippers estão estourando nas paradas.

A cobertura da mídia criou uma "moda" neo-swing, com recordes de vendas de música e incorporação de atitudes na Europa e EUA em 2000.

 Várias organizações e comunidades locais de Neo-swing foram criadas na Europa e EUA.

Com a infra-estrutura que já foi criada, o próximo up-swing no swing como música e dança  provavelmente será muito mais forte e influente do que o reavivamento que culminou em 1997 a 2000.

No Brasil, o movimento possui fortes e ascendentes correntes em São Paulo-SP, Campinas-SP, Vinhedo-SP, Rio Claro-SP, Ribeirão Preto-SP, Curitiba-PR, Porto Alegre-RS, Rio de Janeiro-RJ, Juiz de Fora-MG, Baurú-SP, Brasília – DF, Goiânia-GO, Caldas Novas-GO, Belo Horizonte-MG etc…

O Brasil possui um representante "tupiniquim" do gênero, é a Big Time Orchestra que lançou este ano oficialmente o primeiro DVD e CD de Neo-swing do Brasil, incluindo musicas e versões em português. 

 Adaptação Zorba Mestre

 

1 comentário

  1. overmatik · fevereiro 10, 2011

    Outro filme que deu grande impulso ao neo-swing foi o Máskara. Não só a trilha sonora como todo o visual do filme foi inspirado no neo-swing. Quem não se lembra do clube Coco-Bongo?

Deixe um comentário